segunda-feira, 2 de março de 2009

Inovação é a bandeira do Batismo Digital em Minas

O governo mineiro, a promotoria pública e as lan houses promovem uma aliança inédita no Brasil para acelerar a inclusão digital, gerar empregabilidade e fomentar o empreendedorismo.

No próximo dia 7 de março, das 9 às 17 horas, milhares de cidadãos mineiros vão ter a oportunidade de ter o seu Batismo Digital com o objetivo de abrir mais oportunidades no mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo.

A iniciativa inédita é resultado de uma aliança entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Ministério Público e as Lan houses e vai envolver 58 Centros Vocacionais Tecnológicos, 457 Telecentros e cerca de 560 Lan houses da capital e interior de Minas Gerais.

Para marcar a importância e relevância do evento, uma tenda armada na Praça da Liberdade, na capital mineira, vai disponibilizar 50 computadores e 100 agentes treinados para que os interessados em ingressar no mundo da informação digital sejam “batizados”.

A agenda do evento, inteiramente gratuita, traz uma série de oficinas realizadas simultaneamente ao batismo. Os temas abordados serão: Internet Segura; Programas de Inclusão Digital do Governo de Minas; Utilização da Web 2.0 para a promoção de Negócios e Inovação; e o papel das Lan houses na inclusão social.

O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, explica que o Batismo Digital representa um esforço conjunto do governo e iniciativa privada para estimular as pessoas a utilizar a internet, que se tornou uma ferramenta imprescindível na economia do conhecimento. “Nosso objetivo”,ressalta o secretário, “é fomentar a articulação de um processo de valorização social, econômica e política através da inclusão digital. O Batismo Digital é mais uma iniciativa nesta direção”.

Destinado a escolas municipais, público da terceira idade, pais de família, jovens e demais interessados, o batismo terá duas modalidades: 1.0, oferecendo noções básicas de uso do PC para navegantes de primeira viagem, que nunca tiveram contato com a internet; e 2.0 para aqueles que já conhecem a Web, navegam com facilidade, mas não têm tanta intimidade com as suas ferramentas e potencialidades.

Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro já realizam o evento desde 2005 por meio de uma parceria entre Comitê para Democratização da Informática (CDI) e a Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID), dentro da programação do Mês da Inclusão Digital, em março.

O Governo de Minas fez uma opção clara e estratégica pela ciência, tecnologia e inovação que se reflete, entre outros, no Programa de Inclusão Digital mineiro, o maior do Brasil, e no Programa Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados – TeiaMG -, no âmbito do qual está sendo realizado o Projeto Batismo Digital.

#bdigitalmg

Um comentário:

  1. Olha só muito interessante. Se essa moda pega no Brasil será uma maravilha.parabéns a todos pela iniciativa.

    ResponderExcluir