quinta-feira, 5 de março de 2009

Confira o procedimento para realizar o Batismo Digital 1.0 e 2.0

Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro já realizam o evento desde 2005 por meio de uma parceria entre Comitê para Democratização da Informática (CDI) e a Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID), dentro da programação do Mês da Inclusão Digital, em março.

O objetivo do Batismo Digital é permitir que pessoas que têm pouco ou nenhum acesso ao computador e internet sejam “batizadas”, ou em outras palavras, “iniciadas” no mundo digital. O público-alvo deste evento é, especialmente, idosos e crianças em fase primária. Pessoas que talvez, não tenham a mínima familiaridade com o computador e suas ferramentas, e portanto, poderão ter dúvidas primárias, como manusear o mouse, sua função, navegador que permite acesso à internet, etc. Assim sendo, é necessário que cada voluntário seja didático e paciente, levando em consideração o respeito pelo outro, o conhecimento do usuário, situação social e história dele.

Desse modo, os voluntários serão uma ponte de contato entre o usuário e computador. A idéia é aproximar, estreitar o contato com o computador, permitir que o usuário veja a máquina como uma ferramenta de pesquisa, apoio e comunicação com o mundo.

Para isso, os usuários serão divididos em dois grupos: Batismo Digital 1.0 para aqueles que não têm nenhum contato com a máquina e Batismo Digital 2.0 para usuários minimamente iniciados.


Confira no post abaixo, o passo-a-passo para cada batismo.

#bdigitalmg

Nenhum comentário:

Postar um comentário